Cuidados com idosos durante o verão


Quando entra uma nova estação muda o clima, muda a temperatura, muda a umidade do ar e toda essa mudança pode prejudicar a nossa saúde.


As mudanças climáticas são desafiadoras para o nosso corpo, ele demora para se acostumar e muitas vezes o sistema imunológico sente o impacto e fica enfraquecido. Se isso já é difícil para um adulto mais jovem e saudável, imagine o quanto é difícil para um idoso que possui a saúde mais fragilizada. Portanto, o idoso precisa de cuidados especiais e mais intensos durante as estações do ano onde ocorrem as maiores mudanças climáticas: o verão

Cuidados especiais com os idosos durante o verão

As altas temperaturas do verão podem trazer problemas como desidratação, febre, vômitos e diarréias, febre para o idoso. Afinal, com o avanço da idade, o processo de regulação da temperatura corporal é mais lento. Assim, o idoso pode ficar com a temperatura corporal mais alta por mais tempo e por conseguinte ficar desidratado.

Sendo assim, cuidados especiais são necessários, como:

  • Evitar exposição ao sol nos horários mais quentes
  • Tomar sol apenas até às 10 da manhã e depois das 16h por até 15 minutos.
  • Beber muito líquido: água, suco, água de côco. Vale lembrar que o idoso costuma a sentir pouca sede, portanto é importante lembrá-lo de ingerir líquidos.
  • Usar filtro solar, chapéu ou boné quando for se expor ao sol
  • Ter uma alimentação mais leve e equilibrada.
Carrinho de compras