O que você deve esperar de uma consulta médica?

Quando buscamos um atendimento médico é porque desejamos solução para um problema de saúde ou orientações para levar uma vida mais saudável. Só conseguiremos cumprir esses objetivos se a consulta com o médico for boa é se o profissional for de qualidade, não é mesmo? Mas, como saber se estamos em boas mãos? Como saber se a consulta está cumprindo os requisitos de qualidade?

É sobre isso que falaremos no blog post de hoje. Confira.

Confira se o médico cumpriu os “3Es”


Uma boa consulta segue esses 3 princípios fundamentais:


Escutar

Após te receber com muita educação e de preferência lhe atender no horário certo, o médico deve iniciar a consulta lhe escutando. É importante que:

  • Ele peça informações sobre o seu histórico médico: pergunte sobre doenças que você tem ou já teve e procedimentos cirúrgicos que já passou;
  • Pergunte se você está usando algum remédio, se existe alguma medicação que você tome regularmente;
  • Pode solicitar que você mostre os últimos exames que você fez;
  • Pode perguntar sobre as últimas vezes que você adoeceu: saber quais foram as doenças, como você testou, o que sentiu;
  • Pergunte se existem pessoas com doenças crônicas na família (como Diabetes, Pressão Alta ou Câncer)
  • Queira saber o motivo da sua consulta e o que você está sentindo;

Durante essa fase da consulta, o médico deve estar atento e te escutar com carinho e paciência. Além disso, deve registrar as informações que você passou manualmente ou digitando no computador. O importante é que ele tome nota.

Examinar

Na hora de examinar, em primeiro lugar, o médico deve lhe pedir licença. Ele não pode examiná-lo sem o seu consentimento. Após a sua autorização, o médico deve fazer uma avaliação clínica completa. É importante que:

  • Ele pese você e meça a sua altura;
  • Que faça a aferição da sua pressão arterial;
  • Verifique seus batimentos cardíacos;
  • Se ele suspeitar de que você possui um quadro de infecção ele deve avaliar sua garganta, seu ouvido e as narinas;
  • Deve apalpar a barriga para ver se está tudo normal ou se há sinal de inchaço, de tumores ou algum outro problema;
  • Deve checar o tamanho do fígado e do baço e, em mulheres, deve avaliar o tamanho do útero.
  • Outros exames clínicos podem ser necessários dependendo da especialidade médica, como: exame de toque, avaliação das mamas, avaliação da pele e respectivas manchas, exames de alergia, de vista e etc;


Explicar

Após te examinar o médico terá mais informações sobre o seu estado de saúde. Assim, pode ser que ele chegue a um diagnóstico ou pode ser que ele necessite pedir exames para chegar a uma conclusão. Em todo caso, ele deve lhe explicar o que ele avaliou e como ele vai proceder.

Além disso, caso ele passe alguma medicação é essencial que ele te explique com calma e muita clareza para que o medicamento serve e como você deve utilizá-lo. É importante que ele fale por quanto tempo você deve usar, como usar e quantas vezes por dia.

Caso o médico precise que você consulte um outro médico especialista de uma determinada área médica ele deve lhe passar as orientações e de preferência escrever um encaminhamento contando o seu caso e o que ele precisa que seja verificado.

Se a sua consulta médica seguir esses passos, pode ficar tranquilo. Saiba que você passou por um ótimo atendimento. Quer saber mais sobre como escolher um bom médico? Então, veja mais em nosso blog. E caso você precise de atendimento médico e exames a todosBem tem toda uma estrutura de qualidade para lhe atender. Confira já nossos pacotes de consultas e exames.

Carrinho de compras