Qual é hora de procurar um médico?

Saúde é coisa séria, não é mesmo? Por isso, é preciso ficar de olho quando algum sintoma fora do comum aparecer. Os sintomas são um sinal de alerta. Pode ser que algo esteja acontecendo com seu corpo. O caso pode ser simples ou pode até ser mais grave, ou seja, pode ser que uma “dorzinha” não seja nada, mas pode ser que essa mesma dor indique o surgimento de uma doença. Mas, calma não precisa de entrar em pânico. Com informações de qualidade é possível saber como agir corretamente e entender qual a hora certa de procurar um médico. Confira mais no nosso artigo.


Quais sintomas demonstram a necessidade de uma intervenção médica imediata?


Há certos sintomas que indicam a necessidade de procurar um médico imediatamente, com urgência, veja quais são eles e como eles se manifestam:


Dor no peito


Quando você ou alguém da sua família sentir dor ou pressão no peito, procure logo um serviço médico de emergência. A dor pode significar um problema cardíaco como infarto ou algum problema vascular ou até mesmo um problema gastrointestinal (nem toda dor no peito quer dizer que o problema é no coração).


Repentina perda da visão ou da fala


Esses sintomas podem indicar que está acontecendo um derrame também chamado de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Então, nesses casos corra para a emergência.


Severa dor abdominal


Uma dor abdominal (na barriga) muito severa, ou seja muito, mas muito forte mesmo, pode indicar problemas sérios como uma crise de vesícula ou mesmo apendicite. Ambos os casos são graves e podem necessitar uma cirurgia. Portanto, com dor abdominal forte não se brinca, é preciso procurar logo um serviço de emergência.


Muita falta de ar ou dificuldade para respirar

Infarto, Bronquite Crônica e até mesmo Embolia (quando um coágulo sanguíneo entra no pulmão) são doenças que possuem como sintoma uma grande falta de ar. Além dessas, temos outras doenças, como:

  • Obstrução Pulmonar Crônica;
  • Asma;
  • Pneumonia;
  • Refluxo Gastro-esofágico

Sendo assim, quando o sintoma for uma falta de ar muito grande o melhor mesmo é não arriscar e levar a pessoa o mais rápido possível para um hospital.

Sintomas que merecem maior atenção e acompanhamento médico

Perda de peso repentina ao contrário do que possa parecer, não é um bom sinal. Pode indicar que há alguma doença como diabetes, infecções, doenças no fígado, hipertireoidismo, depressão ou até mesmo câncer.

Portanto, um médico deve ser consultado caso haja uma perda de 10% ou mais de peso (como por exemplo se uma pessoa que pesa 70 Kg perder 7 Kg), em um período de um mês ou menos.

Outros sintomas também indicam a necessidade de acompanhamento médico, são eles:

  • Mudanças de hábito intestinal
  • Fadiga extrema
  • Fortes dores de cabeça
  • Distúrbios do sono

A importância de exames e consultas periódicas: o poder da saúde preventiva

Já que saúde é coisa séria, temos que cuidar bem dela, não é mesmo? E quem cuida, previne fazendo exames periodicamente, ou seja, os famosos check-ups e indo ao médico com regularidade. Esse acompanhamento é fundamental para manter a saúde em dia.

Afinal, prevenir é melhor do que remediar. É melhor visitar o médico e saber que está tudo bem, que o sintoma foi um alarme falso, do que ter uma ocorrência de saúde verdadeira neglicenciada e ter problemas graves no futuro. Portanto, adote a saúde preventiva, cuide-se. Aqui na todosBem você pode se prevenir, gastando pouco! Agende já, sua primeira consulta em uma das nossas mais de 15 especialidades. Cuidar da saúde preventiva nunca foi tão fácil!

Carrinho de compras